Mais Curiosidades
A maioria de nós experimentou soluços, uma experiência desconfortável, às vezes embaraçosa, mas geralmente de curta duração.

Ás vezes, os soluços persistem por um longo período de tempo e podem ser um sinal de doença subjacente grave.

O que são soluços?

Soluços são explosões de atividade inspiratória (inspirando). 

Os músculos que usamos quando respiramos são os músculos intercostais situados entre as costelas e o diafragma - uma camada de músculo abaixo dos pulmões. 

Um soluço é uma contração involuntária do diafragma, que é seguida pelo fechamento repentino das cordas vocais - isso produz o som característico do soluço.

Por que soluçamos?

Causas de soluços

A maioria dos casos simples de soluços ocorre depois de comer ou beber muito ou muito rapidamente.

O estômago, situado logo abaixo do diafragma, fica distendido e irrita-o. Isso fará com que o diafragma se contraia, como ocorre quando inspiramos.

Bebidas gasosas com gás podem causar soluços, e o álcool é outra causa comum de soluços. O excesso de fumo também pode causar soluços. Alimentos quentes e picantes, como curry, podem causar soluços.

Soluço pode ser algo grave?

Às vezes, ocorrem soluços por causa de um distúrbio nas vias nervosas do cérebro para os músculos envolvidos. Isso explica por que soluços podem ocorrer com mudanças de temperatura ou situações emocionais. É também a razão pela qual um choque repentino pode às vezes abolir um ataque.

Soluços persistentes podem significar problemas no cérebro (como acidente vascular cerebral, tumores, infecções ou esclerose múltipla), medula espinhal ou qualquer uma das estruturas ao redor do diafragma ou da parede torácica. 

Soluços tão crônicos que duram dias, meses ou até anos, podem indicar uma doença subjacente grave e devem ser investigados.

Como curar o soluço?

Todo mundo tem seu próprio remédio caseiro para curar soluços...

Simplesmente prender a respiração é geralmente eficaz para ataques de soluços a curto prazo, mas costumam desaparecem por vontade própria.

Outros métodos incluem beber água gelada, engolir algo doce como uma colher de açúcar ou sentar-se, inclinando-se para a frente e puxando os joelhos para cima para comprimir o peito.

Se você tem soluços que duram 2 dias ou mais, ou está tendo surtos recorrentes, consulte um médico para descobrir se há uma causa subjacente que precise ser tratada.

Por que devo procurar um médico se o soluço não se curar?

  • Para descartar doenças subjacentes graves que provocam soluços;
  • Para prescrever antiespasmódicos;
  • Para tratar doenças subjacentes que podem estar causando soluços; 
  • Para encaminhar a um cirurgião que pode recomendar cirurgia nos nervos que suprem o diafragma, se você tiver ataques de soluço graves ou persistentes.
Postagem Anterior Próxima Postagem